Histórico
  Diretoria
  Comissões
  Prêmio Takemto
  Revista
  Publicações
  Localização
  Associe-se / anuidade
  Contato








ASSOCIAÇÃO CULTURAL E LITERÁRIA NIKKEI BUNGAKU DO BRASIL

Localização (novo endereço):
Assoc. Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil
Rua Vergueiro, 819 sala 2
01504-001 São Paulo SP
E-mail: secretaria@nikkeibungaku.org.br


CNPJ 05.683.723/0001-56, Insc. CCM 3.232.780-3


BREVE HISTÓRICO 

No ano de 1966, a fim de incentivar os adeptos da literatura japonesa dentro da Colônia Nipo-Brasileira, os Srs. Teeti Suzuki, Yoshio Takemoto e demais colaboradores fundaram a Associação Colônia Bungaku, ficando na direção o Sr Yoshio Takemoto.

De início foi lançada a revista Colônia Bungaku, volume No 1, justamente com uma edição especial.

Em 1977, devido fatores sócio-econômicos, a Associação encerrou as atividades, mas no ano de 1979 o Sr Yoshio Takemoto, sentindo que o movimento literário dentro da colônia Nipo-Brasileira era na realidade uma necessidade para preservar a cultura e língua japonesa, resolveu fundar a Associação dos Poetas e Escritores da Colônia Shibun-Kai.

Na época, o quadro associativo ultrapassava mais de 700 associados, e a revista Shibun-Kai era editado e distribuída aos sócios 4 vezes por ano, sendo ainda considerada pelo governo japonês como uma das mais atuantes entidades literária existente no exterior.

Com o falecimento do Sr Yoshio Takemoto no dia 21 de Janeiro de 1983, a direção do Shibun-Kai passou a ser ocupada pelo Sr Sumu Arata, pois o Sr Arata tinha sido convocado pelo Sr Yoshio Takemoto 15 dias antes de seu falecimento, quando lhe foi solicitada a sucessão no comando da Associação.

Neste ano de 1983, a Assoc. Shibun-Kai instituiu o Concurso Literário Takemoto a fim de homenagea-lo e a 1º premiação ocorreu no início do ano de 1984, concedendo premio as seguintes modalidades: Tanka, Haiku, Sem-ryu e Shosetsu. No decorrer dos anos foram incluídas na premiação: Shii, Honyaku e Zui-shitsu. Desde o inicio o concurso teve a inestimável colaboração do Banco América do Sul ( 1984 a 1998 ).

Após 10 anos na direção do Shibun-Kai, o Sr Sumu Arata transmitiu o cargo para o Sr Yoshiaki Umezaki no ano de 1992, e em Fevereiro de 1999 a denominação da Associação foi alterada para Brasil Nikkei Bungaku, continuando na direção o Sr Yoshiaki Umezaki.

Preocupados com a redução do número de associados devido os escritores e poetas da língua japonesa estarem escasseando e envelhecendo, e por outro lado objetivando divulgar e incentivar  jovens nikkeis e descendentes, bem como os brasileiros  à prática da literatura e poesia  e adequar a atual realidade brasileira, a direção do Shibun-Kai  alterou a sua estrutura organizacional,  elaborou um Estatuto Social e através da realização de uma Assembléia Geral em 30 de Março de 2004 foi constituída a Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, eleito para o cargo de Diretor Presidente o Sr Yoshiaki Umezaki, uma instituição legalmente constituída e sem fins lucrativos.

Esta nova Associação legalmente constituída dando continuidade ao Premio Literário Takemoto, na premiação dos  concursos 21o e 22o, respectivamente nos anos 2004 e 2005, teve a inestimável colaboração da Fundação Kunito Miyasaka e Sansuy S.A. Ind. e Com. de Plásticos no patrocínio dos eventos e para a premiação do 23o Premio Literário Takemoto foi  instituída a modalidade “ Haicai “ ( poesia Haiku em português ).

Em 20 de Março de 2005, na Assembléia Geral Ordinária foi eleito para o cargo de Diretor Presidente  o Sr Atuo Takemoto em substituição ao Sr Yoshiaki Umezaki que presidiu por 12 anos a Associação.

Desde o ano 2005 estamos participando do Festival do Japão geralmente realizado no mês de Julho no Parque de Exposições Imigrantes – São Paulo  SP.

A entrega dos prêmios do 24º Premio Literário Takemoto realizada em  25 de Março de 2007,  teve o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e do Banco Sudameris, onde além dos 7 premios na língua japonês mais 2 premios na língua portuguesa nas modalidades “Haicai “ e “  Poesia Tema Livre “. Nesta ocasião foram entregues os troféus e medalhas aos vencedores do concurso de Haicai, Haiku e Tanka realizado durante o 9º  Festival do Japão e os prêmios foram patrocinados pelo Jornal Nippo-Brasil.

Na Assembléia Geral Ordinária,  realizada em 25 de Março de 2007 o Sr Atuo Takemoto foi reeleito para mais 2 anos de gestão ( 2007/2008).

Para o 25º Premio Literário Takemoto, cuja divulgação deste concurso iniciou em Março de 2007, tivemos 10 modalidades de premio, 7 premios em língua japonesa, Haikai ( em português ), poesia tema livre ( em português ) e uma nova modalidade “Pequenos Contos “ enfocando o centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Esta premiação dos melhores trabalhos ocorreu em Março de 2008.

Na Assembléia Geral Ordinária realizada em março de 2009  o Sr Atuo Takemoto
foi reeleito para mais 2 anos de gestão ( 2009/2010). No ano de 2009 a Nikkei Bungaku em parceria com o Grêmio Haicai Ipê organizou o 2º Concurso Goga Masuda na modalidade Haicai nas categorias Infanto-Juvenil e adulta.

Na Assembléia Geral Ordinária,realizada em 27 de fevereiro de 2011 o Sr Kenji Takemoto foi eleito Diretor Presidente para uma gestão de 2 anos ( 2011/2012 ).

No dia 27 de março de 2011 ocorreu a entrega do 28º Premio Literário Takemoto. Enfatizamos o inestimável patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka  e do Banco Santander, organizações que valorizam a cultura como forma de aproximar pessoas, povos e nações.
Após a entrega dos prêmios aos vencedores do 28º Concurso Literário Takemoto ocorreu a premiação dos vencedores do 3º Concurso Goga Massuda na modalidade Haicai nas categorias Infanto-Juvenil e Adulta.  Nesta ocasião também ocorreu a premiação do concurso Haiku e Tanka ( língua japonesa ) realizado durante ao 13º Festival do Japão ocorrido em julho de 2010 no Centro de Convenções Imigrantes.

Em novembro/2012 foi lançado o Livro em língua japonesa:  Burajiru Nikkei Zuihitsu Senshu – volume 1 que é uma coletânea das poesias estilo Zuihitsu que foram premiados no concurso Literário Takemoto.

Na Assembléia Geral Ordinária realizada em 03 de março de 2013 o Sr Kenji Takemoto foi eleito Diretor Presidente para uma gestão de 2 anos ( 2013/2014).

Neste ano foi lançada a 11º modalidade no Concurso Literário Takemoto e a 4ª em língua portuguesa:  tradução de um texto literário da lingua japonesa para a língua portuguesa. O texto literário selecionado foi:  Tenguwarai  ( Gargalhada de Tengu ) de autoria do Toyoshima Yoshio, que é um conto infantil baseado  na tradição do folclore do Japão. Esta modalidade incentiva os estudantes dos cursos de língua japonesa
Em outubro de 2013 foi lançado o livro em língua japonesa: Burajiru Bungaku Honyaku Senshu – volume 1 que é uma coletânea das traduções para a língua japonesa de pequenos contos de escritores brasileiros e que foram premiados no concurso Literário Takemoto.

No dia 06 de maio de 2014 faleceu o Sr Atuo Takemoto aos 76 anos de idade, Diretor Presidente da Nikkei Bungaku de 2007 a 2012 ).

De 02 a 21 de dezembro de 2014 foi realizada a Exposição Literária Bilingue “ Encontro com Poemas Nipo-Brasileiros “ no Museu Historico da Imigração japonesa no Brasil, Rua São Joaquim, 381  Bairro da Liberdade – São Paulo e teve o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e apoio do Museu Historico da Imigração Japonesa no Brasil.
Foram no total de 42 paineis em poliestireno rígido, com espessura de 1mm e com dimensões de 1 x 1 metro e tendo um fundo em flores cerejeiras e ipê ( somente para  poesias Haicai ), todas esbranquiçadas para realçar as poesias. Foram expostos:  7 paineis sobre o Historico Cronologico da Literatura Nipo-Brasileira, 7 paineis sobre poesias Haicai, 4 paineis sobre poesias Shi, 11 paineis sobre poesias haiku, 5 paineis sobre poesias Senryu, 7 paineis sobre poesias Tanka e 1 painel contendo fotos das personalidades e eventos da Nikkei Bungaku. Na mesma ocasião foi lançado o livro:  Exposição Bilingue “ Encontro com Poemas Nipo-Brasileiros “, 164 páginas e na dimensão de 16 x 21cm contendo todos os trabalhos expostos nesta exposição com tiragem de 1000 exemplares.

Na festa de Confraternização da Nikkei Bungaku ocorrida no dia 14 de dezembro de 2014 a Nikkei Bungaku homenageou o Sr Sumu Arata por ter completado a idade de 99 anos.

Na Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 01 de março de 2015 o Sr Kenji Takemoto foi eleito Diretor Presidente para um gestão de 2 anos ( 2015/2016 ).

Face o sucesso desta exposição bilingue, a Casa Guilherme de almeida ( Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo ) em parceria com a Nikkei Bungaku está realizando esta exposição  nesta Casa. Esta exposição será de 24 de março a 22 de maio de 2015.